RESUMO HISTÓRICO


RESUMO HISTÓRICO

A Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus - fundada em 1881, em Ciempozuelos (Madrid) - surgiu como resposta a uma situação de abandono no campo da saúde e exclusão social, das doentes mentais da época.   Os Fundadores - São Bento Menni, Sacerdote da Ordem de São João de Deus canonizado em 1999 e cognominado de “Profeta da Hospitalidade”, Maria Josefa Récio e Maria Angústias Giménez, sentiram-se chamados por Deus a criar uma instituição religiosa feminina, que desse resposta humana e técnica, a essa necessidade social.





A Congregação nasceu, portanto, com uma vocação de serviço aos doentes mentais, deficientes físicos e psíquicos, de preferência os mais desprotegidos, e continua fiel através dos tempos, às motivações e compromissos evangélicos e sociais que justificaram a sua fundação, e a sua posterior expansão pelo mundo. Desde a sua fundação, a Congregação contemplou entre os seus objetivos, proporcionar aos doentes e acolhidos nos seus centros, uma oferta de saúde integral que inclui os aspectos físicos, psíquicos, sociais e espirituais, com um caráter eminentemente humanizador, qualidade relacional e respeito pelos direitos da pessoa. Trata-se de "curar" a pessoa na sua totalidade, reinserindo-a na sociedade, integrando-a na rede de saúde e de recursos públicos e devolvendo-lhe a dignidade a que tem direito. Tradicionalmente, os doentes mentais têm encabeçado o grupo de "excluídos". Embora a sua situação tenha melhorado, pelo menos em alguns países, continuam marginalizados sob o ponto de vista social e da saúde. No campo da saúde mental e do atendimento aos mais necessitados da sociedade, ainda há muito por fazer. Por isso, o espírito e a obra que a Congregação promove, continua a ter plena atualidade. O nome 'Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus' é expressão do carisma da Congregação, cuja razão de ser na Igreja é o exercício da caridade hospitaleira, vivida em estado de consagração religiosa segundo o modelo de caridade perfeita, Cristo, simbolizada no seu Coração. A Congregação das Irmãs Hospitaleiras, está hoje estendida por 27 países de Europa, América, África e Ásia.




Notícias!


CENTRO INTEGRADO DE ASSISTÊNCIA E SAÚDE NOSSA SENHORA DO CAMINHO.

01/03/2017 - Comunicado

Nossa Senhora do Caminho

Informamos a todos nossos usuários que em de Março de 2017 os serviços de saúde que oferecíamos no Centro Integrado Nossa Senhora do Caminho foram encerrados.

Em caso de Solicitações de Prontuário, por favor, comunicar-se com o Centro Integrado Nossa Senhora de Fátima Tel.: (11) ...Ler Mais


Ver todas »